Capacitação | O Uso dos Resíduos Agrosilvopastoris na Geração de Energia Elétrica e Biofertilizante Trazendo Benefícios Financeiros

“Quais alternativas de aplicação dos resíduos gerados nas atividades agrosilvopastoris e nos processos industriais relacionados às mesmas? Existem alternativas além do simples descarte destes resíduos em aterros industriais ou mesmo em áreas não preparadas para o recebimento destes materiais? Paralelo a esta questão, de acordo com informações do Atlas Nacional de Energia Elétrica, publicado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em 2006, a demanda por energia elétrica para o Brasil, até o ano de 2030, está entre 950 e 1.250 TWh/ano.

Levando em consideração este cenário, apresentamos mais um vídeo do programa de capacitação online do blog. Trata-se de um documentário da Embrapa Agroenergia onde são discutidas e apresentadas alternativas para o uso dos resíduos agrosilvopastoris, desde de sua geração no campo, até os resíduos gerados no processos industriais. É o caso, por exemplo, do uso de serragem e casca de arroz como fonte de energia para alimentação de caldeiras industriais.

Como é de conhecimento dos que acompanham a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o aproveitamento energético dos resíduos deve ser parte integrante de seu processo de planejamento.”

Segue o link para ter acesso ao vídeo, que encontra-se disponível no youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=upcxAMiy5r4

Aproveitem e bons estudos”.

Equipe Blog do PERS de Alagoas | FLORAM

Capacitação | A importância da Educação Ambiental na implantação de um Sistema de Gestão Resíduos Sólidos

“Implantar sistemas de Gestão de Resíduos, sem levar em consideração o desenvolvimento de ações de educação ambiental, tornam as chances de fracasso do sistema de gestão bem maiores. Isto, porque, a população, como parte integrante e operante desse sistema, precisa estar ciente do seu papel, não apenas como obrigação legal (lembrem-se que a Lei 12.305/2010 torna obrigatório a responsabilidade de todos os cidadãos pela gestão de seus resíduos), mas entender sua responsabilidade enquanto cidadão de uma sociedade que precisa encontrar a sustentabilidade para que todos tenham acesso a uma melhor qualidade de vida.

Para saberem mais sobre este assunto de extrema importância para a implementação das políticas públicas de resíduos sólidos, recomendamos que assistam o vídeo com palestra do Prof. Humberto Minéu, Geógrafo e estudante de Doutorado na Universidade Federal de Uberlândia. A palestra foi ministrada no Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Campus de Ituiutaba. A palestra aborda, justamente, a relação entre educação ambiental e resíduos sólidos, envolvendo aspectos da legislação sobre Resíduos Sólidos e educação ambiental; conceitos básicos de resíduos sólidos, conservação e preservação; estudos de casos; valoração econômica; entre outros temas”.

O vídeo encontra-se disponível no youtube e você pode acessá-lo através do endereço https://www.youtube.com/watch?v=H4OfmkTNcL8

Confiram, e bons estudos.

Equipe Blog do PERS de Alagoas | FLORAM

Capacitação | Política Nacional de Resíduos Sólidos

“A partir de hoje, o blog do PERS irá disponibilizar materiais para capacitação da população no conhecimento sobre os planos de resíduos sólidos. Inicialmente, apresentamos um vídeo disponível no you tube, produzido pela Band de Santa Catarina/ Projeto Sustentar. Através do vídeo é possível ter uma compreensão geral do que se trata a Política Nacional de Resíduos Sólidos e consequentemente o papel dos Estados e Municípios na sua implementação”

Aproveitem.

Equipe Blog do PERS de Alagoas